Home > Notícias > Retomada do Congresso Brasileiro de Dor e importantes publicações são destaques desta gestão da SBED

Retomada do Congresso Brasileiro de Dor e importantes publicações são destaques desta gestão da SBED

Publicado em 15 de março de 2023

Dr. José Oswaldo de Oliveira Junior – CRM-SP 31963

Presidente da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), gestão 2022/2023

Nesta entrevista à equipe do site União Química Conecta, o presidente da gestão 2022/2023 da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), Dr. José Oswaldo de Oliveira Junior, comenta os desafios de agregar conhecimentos multidisciplinares visando ampliar e melhorar o estudo da dor.

 

  • Quais os principais desafios de gerir uma entidade multidisciplinar como a SBED?

As diversas profissões que a SBED agrega possuem representantes e propósitos particulares e, algumas vezes, convergentes entre si. Precisamos minimizar as diferenças e valorizar os principais pontos em comum que são o estudo da dor e a construção de conjuntos de conhecimentos que permitam melhorar a qualidade de vida de quem dela sofre. Outro desafio é a falta de investimento que os profissionais que não prescrevem medicamentos sofrem ainda hoje, em comparação com os que prescrevem. O resultado muitas vezes é a redução dos recursos destinados às entidades multidisciplinares e, sobretudo, multiprofissionais. A SBED agrega médicos, dentistas, veterinários, isto é, um grande número de prescritores. Dessa forma, devemos reforçar a importância do investimento dos patrocinadores em nossa entidade, visto que mesmo os membros que não prescrevem influenciam na compra de medicamentos e outros insumos e na aderência às condutas daqueles que prescrevem.

  • Qual o foco da sua gestão à frente da diretoria da SBED em 2022/2023 e quais resultados já foram alcançados e podem ser destacados?

Os eventos ocorridos nos últimos anos, como a pandemia de COVID-19, a guerra entre Rússia e Ucrânia e as mudanças políticas após a eleição presidencial, ofereceram um cenário desafiador à nossa gestão. Retomaremos presencialmente o maior evento científico de dor do continente sul-americano: o Congresso Brasileiro de Dor, agendado para os dias 17 a 20 de maio de 2023, no Shopping Frei Caneca, na cidade de São Paulo. Mantivemos nossa atividade editorial renovando e mantendo a revista científica BrJPain e, em breve, publicaremos um suplemento científico com conteúdo voltado exclusivamente aos canabinoides. Dois lançamentos serão realizados ainda este ano sobre o fenômeno doloroso: os livros “Farmacoterapia antálgica: um guia prático” e “Tratado de dor pediátrica”. O ano de 2023 foi escolhido mundialmente pela International Association for the Study of Pain (IASP) como o dedicado às práticas integrativas e a SBED contribuirá com espaço tanto no Congresso Brasileiro como em eventos menores.

  • Quais as perspectivas futuras para os profissionais que pretendem atuar na área da dor?

Na medicina, a dor ainda não é considerada especialidade, mas área de atuação. No final de 2022, foi publicada no Diário Oficial da União a lista, de grande magnitude, de competências exigidas para a obtenção da habilitação e certificação do médico na área da dor. O novo código internacional de doenças (CID 11)¹ está prestes a ser implantado no Brasil e traz em seu cerne a promoção da dor crônica da condição de sintoma para a de doença. Com essa nova concepção, as pressões para que a dor seja considerada uma especialidade médica provavelmente aumentarão.

  • A União Química lançou a campanha “Equilíbrio”, para incentivar o tratamento adequado da dor. Qual a importância da realização de campanhas de conscientização como esta, tanto para pacientes quanto para médicos?

Tais campanhas são bem recebidas pelos estudiosos da dor, uma vez que os melhores resultados são obtidos com a união de esforços de várias especialidades e profissões.

  • Que outras ações a SBED está preparando para 2023?

Estamos programando para o final do primeiro semestre de 2023 a publicação do edital de avaliação e classificação dos locais de atendimento de pacientes com dor. Pretendemos divulgar anualmente, em dezembro, a lista atualizada desses consultórios e clínicas.

 

Referência:

  1. World Health Organization. International Classification of Diseases 11th revision (ICD-11) [internet]. 2022 [cited at 2023, Mar 02]. Available from: https://icd.who.int/en.

Mais matérias

O Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) de 2023 destacou as tendências, inovações e desafios da área

O COPA deste ano, realizado em São Paulo, foi um sucesso e reuniu especialistas em diversas subespe...

O benefício do uso de anti-inflamatórios em serviços de pronto atendimento

Analgésicos anti-inflamatórios: Uma abordagem eficaz no alívio da dor aguda em pronto atendimento...

VOFLUR® (sevoflurano): um anestésico anacrônico?

O Papel Contínuo do Sevoflurano na Anestesiologia Moderna...